terça-feira, 13 de abril de 2021

ligação nova

                                                            LIGAÇÃO NOVA  

         Este serviço fornece energia elétrica para novos imóveis e é dividido em dois tipos: ligação individual e coletiva. 

       Ligação Individual: quando a instalação no terreno tem de 01 a 04 relógios de energia. Por exemplo: uma casa ou um apartamento. 

        Ligação Coletiva: quando a instalação no terreno tem mais de 04 relógios de energia. Por exemplo: quando uma construtora solicita todas as ligações novas de um prédio.
 
        Antes de solicitar o serviço, é necessário deixar pronta a estrutura física (padrão de ligação). Tal estrutura consiste, dentre outras coisas, em poste, caixa de medidor, eletrodutos (duto para passagem de fios), fios, disjuntor (chave), haste e caixa para aterramento. Tudo isso deve atender às nossas normas técnicas e de segurança.
          É muito importante saber a carga que você vai usar no seu imóvel antes de solicitar o serviço de ligação nova.
        Se você está precisando de ligação nova para residência, clique aqui para acessar o documento que pode ajudar com o cálculo de carga.
 
                                                                     ATENÇÃO:  


        O levantamento de carga é obrigatório para a solicitação do serviço. Se o documento acima não for o suficiente, ou você não achou algum aparelho, orientamos a buscar suporte junto a um profissional (ex: um eletricista). A apresentação dos dados deve ser a mais completa possível para não causar imprevistos no seu atendimento, danos aos componentes elétricos ou até mesmo ao seu fornecimento de energia.
          Com o resultado do cálculo de carga, agora você já sabe qual é o tipo de padrão e os documentos que você precisa nos passar.
 
           É importante que você saiba que o padrão de ligação do imóvel já deve estar pronto antes de solicitar o serviço, ou seja, não é responsabilidade da Light fazer qualquer modificação. Caso tenha dúvidas na montagem ou sobre os materiais necessários, clique aqui e acesse as nossas Normas Técnicas (RECON-BT).
 
          Ah, antes de seguirmos: recomendamos que você contrate um eletricista ou instalador qualificado para o serviço, pois a ligação depende da nossa vistoria e aprovação.
 
           Aqui vai um resumo de cada um:
 

Ligação Tipo 1- Individual Pessoa Física com demanda até 15kVA
  • CPF;
  • RG ou qualquer outro documento oficial de identidade com foto (ex: Carteira de Habilitação - CNH);
  • O endereço completo do local (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, bairro, complementos, referências);
  • Dados para contato (e-mail e telefone celular e fixo, se possível) do cliente.

 

Ligação Tipo 2 - Individual Pessoa Física com demanda entre 15kVA e 24kVA: 
  • CPF;
  • RG ou qualquer outro documento oficial de identidade com foto (ex: Carteira de Habilitação – CNH);
  • O endereço completo do local (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, bairro, complementos, referências);
  • Dados para contato (e-mail e telefone celular e fixo, se possível) do cliente e do responsável técnico (ex: eletricista);
  • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica; ou
  • RRT – Registro de Responsabilidade Técnica; ou
  • TRT – Termo de Responsabilidade Técnica.
 
Ligação Tipo 3 - Individual Pessoa Jurídica com demanda até 24kVA:
  • CNPJ;
  • Documento de identidade com foto dos sócios-administradores da pessoa jurídica;
  • CPF dos sócios-administradores da pessoa jurídica, se o número não constar no documento de identidade com foto;
  • Documento de constituição de pessoa jurídica;
  • Última alteração contratual, se houver;
  • O endereço completo do local (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, bairro, complementos, referências);
  • Dados para contato (e-mail e telefone celular e fixo, se possível) do cliente e do responsável técnico (ex: eletricista);
  • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica; ou
  • RRT – Registro de Responsabilidade Técnica; ou
  • TRT – Termo de Responsabilidade Técnica.

 

ATENÇÃO

       Os documentos técnicos (ART, TRT e RRT) devem ser emitidos por profissional credenciado pelo Conselho de Classe (CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia; CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo; ou CFT – Conselho Federal dos Técnicos).Se no cálculo de carga a sua demanda for maior do que 24kVA, coletiva, ou em área com rede subterrânea, precisamos fazer um estudo para atender o seu pedido. Clique aqui para saber quais as informações necessárias.
 
     já em relação a áreas tombadas pelo Patrimônio Público e/ou de conservação ambiental, é preciso apresentar documento de autorização (licença) emitido pelo órgão público competente.
         Solicitação do serviço

Você precisa:  

  • Ser maior de 18 anos (menores emancipados*);
  • Não ter dívida vencida com a Light;
  • Não ter outro relógio instalado no mesmo imóvel.
       A solicitação pode ser feita tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas (empresas) ou seus representantes legais, com procuração.

 A ligação nova é dividida em duas etapas. A primeira delas é a vistoria do local, em que verificamos se todas as suas instalações estão corretas. A segunda etapa é a execução do serviço, ou seja, a ligação da energia no imóvel.

 

  •  Prazo para imóveis em zona urbana:
    Vistoria: 3 (três) dias úteis a partir do 1º dia útil seguinte à solicitação
    Ligação: 2 (dois) dias úteis a partir da aprovação da vistoria, caso seja aprovada;
     
  • Prazo para imóveis em zona rural:
    Vistoria: 5 (cinco) dias úteis a partir do 1º dia útil seguinte à solicitação
    Ligação: 5 (cinco) dias úteis a partir da aprovação da vistoria, caso seja aprovada;
     
  • Prazo para imóveis em local sem rede da Light ou afastados no mínimo 30 metros da rede existente:
    Para esses casos, será necessário ampliar ou construir uma rede. Temos os seguintes prazos, contados a partir do pedido de ligação, para elaborar um projeto com orçamento e estimativa de conclusão das obras:

 
     - 30 dias para responder sobre o estudo (avaliação das necessidades técnicas)


      - 60 dias para executarmos a obra em rede Baixa Tensão;


      - 120 dias para executarmos obras até 1 km de Média Tensão;


     - Obras subterrâneas e extensões acima de 1 km segue um cronograma especifico 

     A primeira vistoria não é cobrada. Cobraremos as demais vistorias realizadas no local, se você não cumprir as exigências técnicas. Por exemplo: sem estrutura física (padrão de ligação) instalada.

 
     cobrança será feita na primeira conta de energia após a ligação do relógio e não se esqueça: não recolhemos dinheiro no momento da vistoria ou na própria ligação. Fique de olho e denuncie caso isso ocorra!
      Após providenciar os documentos, você pode solicitar a ligação nova do seu imóvel pelos seguintes canais: 
  • Agência Virtual: clique aqui para registrar o seu pedido;

  • Agências Comerciais: clique aqui para consultar onde ficam nossas agências                             

  • E se minha ligação for de Média ou Alta Tensão?

  • Se você precisar de ligação nova para média ou alta tensão, solicite por aqui.    DICAS:



    • Solicite apenas a ligação nova após seu eletricista ter preparado a estrutura do local. Dessa forma, você evita pagar uma taxa desnecessária pela segunda vistoria;
    • Para executarmos o serviço, o local deve estar identificado com o número do seu imóvel e com livre acesso para nossa equipe, sem bloqueios (ex: materiais de construção/reforma);
     
    Além de tudo isso, você ainda pode ter algum desconto na sua tarifa referente ao benefício baixa renda ou até algo relacionado à sua atividade. Confira:
     
    • Clique aqui para informações sobre desconto na tarifa relacionada a atividades, como irrigação e aquicultura.

     

    • Clique aqui para as informações sobre como obter o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda)



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